OUÇAM DESDE JÁ OS EXTRAVIADOS A SUA EXORTAÇÃO, ANTES QUE SEJA TARDE

Por isso, deixando de lado o interesse dos monges, quero olhar só o vosso, e vos rogo e suplico que atendais a minhas exortações. Não craveis a espada em vós mesmos, não deis murros em ponta de faca, não penseis que molestais aos homens, quando estais contristando o Espirito Santo. Eu sei muito bem, estou persuadido que, se não agora, um dia louvareis esta minha intenção; mas quero que o façais agora, a fim de que logo não o façais em vão. Aquele rico do evangelho, enquanto estava neste mundo, tinha por fábula e bobagens a lei e os profetas e quantas exortações recebia de um e de outros; mas quando lá chegou, de tal maneira admirou suas exortações, que, uma vez que viu que para ele em nada aproveitaria elogiar os profetas, rogou ao patriarca Abraão que enviasse à terra algum dos moradores do inferno para dar a notícia, temeroso que lhes acontecesse o mesmo que a ele e, depois de zombar em vida das Escrituras, viessem a admira-las quando para nada mais haveria de valer sua admiração. Na verdade nada fez aquele rico que possa se comparar com o que fazeis vós. É verdade que não repartiu seus bens com Lázaro, porém também não impediu ou afastou aos que quiseram dar-lhe, como fazeis agora. E não só por este aspecto deixais na sombra a crueldade daquele rico, senão por outro mais. Porque, assim como não é o mesmo deixar de fazer um bem como impedir alguém que queira faze-lo; tampouco é igual privar alguém do alimento corporal como impedir que seja alimentado por outros aquele que se acha consumido pela fome da filosofia. De maneira que por dois motivos haveis ultrapassado aquele rico cruel: por não haver deixado a outros saciar sua fome e por haver mostrado esta desumanidade quando se trata de uma alma que está se afogando.

Os judeus cometeram um dia este pecado, pois trataram de impedir aos apóstolos de pregar aos homens a doutrina da salvação. Se bem que sois ainda piores que os judeus. Estes afinal fizeram tudo aquilo que se sabe porque eram inimigos declarados; mas vós, pondo máscaras de amigos, vos mostrais inimigos mortais. É verdade que açoitaram e injuriaram os santos apóstolos a os cobriram de má fama, chamando-os de feiticeiros e de charlatões; mas foi tal o castigo que os alcançou, que não houve calamidade a partir de então que se possa comparar com a sua. Eles foram os primeiros e os únicos dentre os homens sob o sol a sofrer coisas como nenhum outro sofreu. E disto é testemunha fidedigna o próprio Cristo que disse:

"Será grande a tribulação, qual não foi desde o princípio do mundo até agora, nem o será".
Mt 24, 21

Não é este o momento de contar em detalhes tudo o que sofreu aquele povo; mas é mister referir alguma coisa entre tantas. E não quero dizer nada por minha conta, mas dar a palavra a um historiador judeu, que narrou corretamente aqueles acontecimentos.